Operação cumpre mandados contra suspeitos de dar golpes pelo WhatsApp em todo país

Um dos aparelhos utilizados pelos criminosos usou 67 chips de DDDs distintos em menos de 40 dias. São cumpridos seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida e Senador Canedo.


Por Rota Araguaia em 24/07/2024 às 12:30 hs

Operação cumpre mandados contra suspeitos de dar golpes pelo WhatsApp em todo país
Foto: Divulgação/MP

Redação

Uma operação conjunta entre o Ministério Público de Goiás (MPGO) e a Polícia Militar está em curso para desmantelar uma organização criminosa que aplicava golpes pelo WhatsApp em todo o país. Segundo informações do MP, a operação resultou na execução de seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Os investigadores revelaram que os criminosos utilizavam um esquema sofisticado, onde um único aparelho chegou a usar 67 chips de DDDs diferentes em menos de 40 dias. Um dos integrantes do grupo é suspeito de movimentar mais de R$ 3 milhões nos últimos anos.

O Ministério Público não divulgou os nomes dos alvos da operação, nem conseguiu contato com a defesa dos envolvidos até o fechamento desta reportagem.

A investigação teve início pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo, núcleo Bauru, com o objetivo de desarticular a organização criminosa cibernética sediada em Goiás. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MPGO, mobilizando um total de 50 agentes públicos, incluindo promotores de Justiça, policiais militares e servidores do MPGO.

Ao comentar sobre o caso, o CyberGaeco alertou para a importância de se ter cautela com as mídias sociais e os contatos originados de números desconhecidos, mesmo que aparentem ser de pessoas conhecidas.

A instituição não forneceu uma estimativa precisa do número de vítimas dos golpes, nem do valor total do prejuízo causado, tampouco mencionou os estados em que as vítimas residem. A operação continua em andamento para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

Mais detalhes sobre o desdobramento da operação serão divulgados à medida que novas informações forem disponibilizadas pelas autoridades responsáveis pela investigação.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !